top of page

Marketing Multinível

 

O que é Marketing Multinível ou MMN

 

O marketing multinível ou MMN é um sistema de distribuição que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor final por meio de uma rede de distribuidores independentes.

 

Marketing significa simplesmente fazer com que um produto ou serviço passe do fabricante ou fornecedor ao consumidor.

Multinível refere-se ao sistema de remuneração paga às pessoas que estão fazendo com que o produto seja vendido ou o serviço prestado.

“Multi” significa “mais de um” e “Nível” refere-se a posição.

 

 

Conceito

 

O marketing multinível faz parte de um conjunto de canais de distribuição por onde um fabricante pode fazer com que seus produtos cheguem aos seus consumidores.

Muitas novas empresas estão adoptando o marketing multinível como meio de distribuição dos seus produtos por ser considerada um sistema muito eficaz que cria vínculos de fidelização com os clientes.

 

O sistema de marketing multinível possui vários sinónimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:

 

Marketing de Mídias sociais (MMS)

Marketing de Rede (MR)

Marketing Multinível (MMN)

Multi Level Marketing (MLM)

Network Marketing (NM)

 

 

Marketing Multinível NÃO é Pirâmide

 

O marketing multinível NÃO é pirâmide; de fato, as pirâmides são ILEGAIS e é CRIMEM. Umas das razões principais de por que são ilegais é que não vendem um produto ou prestam um serviço válido. Se um produto não é distribuído, como se poderia chamar a isso de marketing?

 

Vamos ver como identificar uma pirâmide:

1º Não vendem um produto ou prestam um serviço válido.

2º Não existe treinamento para os distribuidores.

3º Promessa de ganhos de muito dinheiro de forma fácil e rápido.

4º A empresa não existe legalmente e tem morada duvidosa.

5º A empresa não tem logística.

6º Investimento inicial obrigatório para ingressar na rede sem um produto ou serviço valido, sendo que o único meio que tem para recuperar esse dinheiro seria com o recrutamento de outras pessoas a investir o mesmo dinheiro que você investiu para entrar na rede.

 

 

Modelo de distribuição de produto

 

Existem 3 métodos básicos para distribuir produtos. Vamos especificar cada um deles…

 

1.- Vendas a retalho: Os produtos são comercializados por meio de estabelecimentos comerciais como farmácias, supermercado, sapataria, papelaria, bazar, etc. A vendas a retalho refere-se a todas as vendas de bens e serviços que vão diretamente aos consumidores finais para uso pessoal, o que conhecemos como comércio tradicional.

 

2. Vendas Diretas: É um sistema de comercialização de bens de consumo ou serviços diferenciados; baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo; podendo ou não, ter catálogos para mostrar os seus produtos. Este tipo de venda é muito comum quando se trata de cosméticos, perfumes, seguros, panelas, enciclopédias, artigos para o lar e afins. As vendas diretas têm 2 modalidades: as mononível e as multinível.

A.- Vendas Mononível: é o método mais conhecido pela sociedade, no qual os revendedores trabalham sozinhos e o lucro é limitado por um valor pré-estabelecido pela empresa. Nesse modelo de vendas, todos os revendedores estão no mesmo nível de percentagem de lucros possíveis. O que fará a diferença no ganho será a quantidade de pessoas que o revendedor conseguirá atingir com as vendas; é muito conhecido por vendas de catálogo ou de porta em porta. Exemplos: Avon, Oriflame, Cristian Lay, Mary Kay, Yves Rocher, Tupperware, etc.

B.- Vendas Multinível: este modelo de vendas remunera os seus revendedores com uma percentagem de lucro sobre as vendas, mas, vai além disso, pois também são remunerando se subir de patamar e decidir ser chefe de grupo ou chefe distrital ou chefe de equipas. Neste caso, a pessoa comanda as outras para as vendas e os ganhos provem das próprias vendas e das vendas da equipa; ou seja, temos os ganhos diretos e os ganhos indiretos neste modelo de vendas. Exemplos: Avon, Oriflame, Cristian Lay, Mary Kay, Yves Rocher, Tupperware, etc.

 

3.- Marketing multinível: Neste método de distribuição de produto; NINGUÉM é chefe de ninguém. Você compra os produtos diretamente da empresa que representa; isso significa que você vai usar esses produtos para consumo próprio, mas você poderá, se quiser, vendê-los e ter LUCRO. (Esta ai a grande confusão entre as vendas diretas e o marketing multinível; aqui no marketing multinível, você trabalha para fazer uma rede de pessoas interessada no consumo dos produtos; poderá, se quiser, vender os produtos a familiares e amigos, mas não precisa sair a vender de porta em porta para ser bem-sucedido. Pode utilizar as vendas direta como complemento). A remuneração dos distribuidores é feita através do próprio consumo/vendas e do consumos/vendas das pessoas abaixo do seu nível com comissões segundo o patamar atingido; o verdadeiro sucesso está em construir uma organização com o patrocínio de outros distribuidores. No Marketing Multinível você está trabalhando para você mesmo — mas não sozinho.

 

Ponto importante: Deixe que as vendas ocorram como resultado natural do desenvolvimento da organização. No marketing multinível, você não precisa “vender” os produtos no sentido tradicional da palavra. Quando você desenvolve uma organização, está, na realidade, construindo uma rede através da qual dirige seus produtos. As vendas no marketing multinível são realizadas entre distribuidores que COMPARTILHAM com amigos, vizinhos e parentes.

 

No marketing multinível não existe a necessidade de gastar grandes somas em publicidade pois a propaganda da empresa é feita quase exclusivamente boca a boca. Por esse motivo, estas empresas têm mais dinheiro para investir no desenvolvimento dos produtos. Como resultado, normalmente oferece-se um produto de melhor qualidade que outros encontrados em lojas. Você pode COMPARTILHAR com amigos um produto de alta qualidade, de um tipo que eles já estejam usando; assim está simplesmente substituindo a marca antiga por outra que, por experiência própria, descobriu ser melhor.

Uma grande diferença entre vendas direta e marketing multinível é que nas vendas diretas se você precisar de mudar de região ou pais, tem que recomeçar tudo de novo e no marketing multinível não; você consegue trabalhar com a sua equipa desde qualquer parte do mundo; uma grande vantagem que as vendas diretas não tem.

© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page